Indicação:
• Casais e famílias que estejam vivenciando problemas de relacionamento – dificuldade de diálogo, dificuldades sexuais, problemas com a educação dos filhos, conflito com famílias de origem, conflitos de ordem econômico/financeiro, etc.
• O atendimento inicia-se com a entrevista, onde é colocada a queixa e feito o contrato de atendimento, de aproximadamente 10 sessões que serão reavaliadas na devolução, podendo se estender caso haja necessidade.
• Neste processo visa-se tomar consciência dos problemas que interferem na dinâmica do casal, promovendo a individuação e o bem estar de cada parte docasal e do sistema.
“A terapia é uma viagem de auto-descoberta. Não uma jornada curta e simples, nem tampouco livre das dores e dos tropeços (…). A terapia retoma o passado esquecido e essa não é uma época segura e tranqüila, pois se o fosse, não teríamos vindo dela marcados pelas cicatrizes das batalhas (…). Esta não é uma viagem que eu poderia recomendar alguém fazer sozinho, apesar da certeza de que houve os corajosos que a empreenderam por si. O terapeuta funciona como guia, ou navegador; seu treino levou-o a reconhecer perigos e aprender como enfrentá-los; além disso, será o amigo que oferecerá a mão compreensiva e encorajadora quando vier o mau tempo”.
Alexander Lowen, em Bioenergética, 1975.