Rupert Sheldrake é biólogo e fomulou a hipótese dos campos morfogenéticos.Os campos morfogenéticos são a memória coletiva a qual recorre cada membro da espécie e para a qual cada um deles contribui. São campos de forma, padrões ou estruturas de ordem. Estes campos organizam os organismos vivos,cristais e moléculas. Estes campos levam a informações e são utilizáveis através do espaço e do tempo sem perda de intensidade. São campos não físicos que exercem influência sobre sistemas que apresentam algum tipo de organização inerente.
“Campos mórficos são laços afetivos entre pessoas, grupos de animais – como bandos de pássaros, cães, gatos, peixes – e entre pessoas e animais. Não é uma coisa fisiológica, mas afetiva. São afinidades que surgem entre os animais e as pessoas com quem eles convivem. Essas afinidades é que são responsáveis pela comunicação.
”Um campo morfogenético não é uma estrutura inalterável mas que muda ao mesmo tempo, que muda o sistema com o qual esta associado. O campo morfogenético de uma samambaia tem a mesma estrutura que o os campos morfogenéticos de samambaias anteriores do mesmo tipo. Os campos morfogenéticos de todos os sistemas passados se fazem presentes para sistemas semelhantes e influenciam neles de forma acumulativa através do espaço e o tempo.
Mais informações: www.sheldrake.org
www.projetoga